quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ouro Branco é manchete no estado

O principal jornal local do RN, o RNTV da Inter TV Cabugi, noticiou hoje no quadro "Você no RNTV" através da moradora Lidiane Katya, mais um fato negativo e triste do município de Ouro Branco. O município possui um açude com uma capacidade volumétrica de 27.937.310 m³ que serve para abastecer o lençol freático e poços que sustenta a rede hídrica da cidade seridoense.
Mesmo com o nível do açude abaixo dos 10% da capacidade, todos sabem que o lençol freático ainda é abundante e suficiente para abastecer regularmente as casas do município, desde que seja feita de forma controlada.
Infelizmente não é o que se vê no município. Desde muitos anos que o problema prevalece. Funcionários assumem o cargo geral no município, deixam o cargo e o problema não é solucionado. A solução que os moradores vem encontrando é aproveitar as poucas horas do mês que tem água nas torneiras para encher todo tipo de reservatório que tem em casa, como o que podemos ver na imagem acima. Segundo comerciantes do município, a venda de caixas d'água e bombas aumentou consideravelmente neste período, já que a pouca força da água não é capaz de chegar às caixas acima das residências.
O pior é que segundo a Caern o problema é causado pelos próprios moradores, os mesmos que testemunham nas redes sociais que já ficaram até por duas semanas sem água nas suas torneiras. Enquanto isso, os hidrômetros continuam contabilizando o ar que permanecem nos locais que deveriam ser ocupadas pelo fluxo de água.
Até o acompanhamento por parte do executivo e legislativo municipal junto à Caern foi incapaz de solucionar o velho problema que assola a sociedade ourobranquense. A própria Caern em outras ocasiões respondeu à sociedade que tal problema ocorre devido ao mau funcionamento das bombas de abastecimento. A mesma Caern que agora tenta dá a volta por cima e culpar a sociedade. Mas é aí onde se questiona onde está sendo investido os milhares e milhares de reias que são arrecadados mensalmente no município.
Nas redes sociais é possível ver pessoas dizerem que irão para zona rural devido ter uma maior facilidade de acesso à água nestes locais.

Enfim, o blog não é a favor do uso desenfreado da água, já que é conhecido por todos da situação de seca que assola uma grande parte do país e principalmente do Nordeste, mas os moradores merecem no mínimo usufruir daquilo que paga, mesmo que seja de forma racionalizada e responsável com os consumidores. Desde já, contamos ainda mais com a participação dos nossos representantes para se unirmos a essa luta que é de toda sociedade ourobranquense.

Para ver o vídeo clique no link abaixo.

Um comentário:

  1. Isso é uma vergonha, tem gente pagando um absurdo em receber quase água. cadê os vereadores que não botão quente em cima da caern??

    ResponderExcluir